www.flickr.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Todos os Olhos

Todos os olhos Olhe rápido e responda: O que esta imagem está mostrando?

E aí, o que acha?

Em 1973, o compositor Tom Zé lançou pela gravadora Continental o LP "TODOS OS OLHOS". A capa está reproduzida na foto mostrada acima, e por muito tempo, trazia um enigma: Que olho era esse? Segundo o próprio Tom Zé ninguém nunca chegou a descobrir do que se tratava, até que ele mesmo resolveu contar e solucionar o enigma.
Para contextualizar melhor, deve-se lembrar que a época era de plena ditadura militar no Brasil, e que várias músicas dele já haviam sido censuradas. Seu amigo, o poeta Décio Pignatari, propôs: Vamos sacanear esses caras da censura. Por que não colocamos um cú na capa? Tom Zé com certa relutância falou: "Tá maluco, como vamos fazer isso,vamos ser presos!" Mas, depois de descobrir a forma, topou. Décio, então, arrumou a "modelo" (que até hoje não se sabe quem era), colocou uma bola de gude no fiofó dela e fotografou em foco fechado. Lembro que aquela época não existiam os recursos de computador que temos hoje, portanto a foto é verídica e crua.
O resultado foi exposto nas vitrines das lojas e a censura nem imaginou de que se tratava de um autêntico "OLHO DO CÚ".

Depois ainda falam que malucos no meio artístico é coisa recente...

2 comentários:

Anônimo disse...

Um abacaxi para o país que colhe frutos podres das eleições !!!

Anônimo disse...

Falta de decoro parlamentar amor ao Brasil e as necessidades de seu povo. È um atentado a nossa inteligência e valor como povo civilizado e se desenvolvendo se os merdinhas politicos deixarem !!!