www.flickr.com

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Senado aumenta número de vereadores

manobras-do-senado

Nossos fiéis representantes, os senadores da república aprovaram na madrugada desta quinta-feira (18), depois de longa discussão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/08, que aumenta o número de vereadores nas câmaras municipais. A citada PEC cria 24 faixas para o número de vereadores de acordo com a população das cidades. Os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de oito milhões de moradores terão 55 vereadores. Os limites de gastos das câmaras de vereadores não foram modificados e um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês. Com as mudanças, haverá mais 7.343 vereadores no país.

Todas as discussões e votação foram realizadas com as galerias do Plenário do Senado lotadas daqueles mais interessados com o resultado: Suplentes de vereadores de todo o Brasil, que estavam em Brasília desde o início da semana para a votação.

Com a aprovação desta PEC, Mossoró voltará a ter 21 vereadores. Alguns até já comemoram a garantia da vaga na câmara a partir de 1º de janeiro.

O que me impressiona neste caso é como eles são rápidos para aprovarem o casuísmo. Fico indignado com certas atitudes dos nossos representantes. O que parece é democracia acabou. O que vi nesta madrugada assistindo a sessão na TV Senado estava mais para corporativismo. Não precisamos de mais vereadores. Precisamos sim que os atuais vereadores sejam mais eficientes e que realmente representem o povo que os elegeu.

Assim caminha o Brasil. Uma reforma política que tanto é alardeada, já foi inúmeras vezes adiada, enquanto uma emenda que visa favorecer as eleições de 2010 deixa os nobres senadores acordados toda à madrugada para aprovar uma aberração que afetará diretamente o erário da nação e mais diretamente ainda o nosso bolso.

Nenhum comentário: