www.flickr.com

domingo, 9 de março de 2008

Parabéns Mulheres

Por uma questão de convenção, decidiram que hoje é dia de se cumprimentar as mulheres. Convencionalmente, então, faço-o: "Parabéns pelo dia de hoje, mulheres".
    Mas, mais importante que isso, porém, é o fato, para mim, de não precisar de um dia especial para dizer que respeito a mulher que está sempre ao meu lado, aquelas que trabalham comigo, aquelas a quem estimo e admiro, a mulher que de mim algo aprende e a mulher que me ensina alguma coisa, a mulher que se faz digna de meu respeito e que exige que eu me respeite para que ela também o faça em relação a mim.
    É provável que eu cumprimente as mulheres de minha família, minhas colegas de trabalho e minhas amigas porque sei que muitos também o farão e isso, o ser convencional, nada me custará. Porém, mais feliz ficarei se souber que vocês não ignoram que não precisam deste específico dia especial de cumprimento porque são respeitadas em tempo integral pela dignidade com que vivem suas vidas e não apenas porque sejam mulheres. Aqui declaro que meu cumprimento não se destina àquelas mulheres que, tal e qual alguns homens covardemente protegidos pela palavra homem, aproveitam-se de uma denominação - no caso delas, obviamente, a palavra "mulher" -, para fins nem sempre respeitáveis.
    Aliás, eu preferiria, sinceramente, que as mulheres não precisassem de um dia assim para que fossem lembradas e homenageadas. À exceção do Dia das Crianças, no qual há presentes e doces e festas próprias para elas, as crianças - o que lhes cai muito bem -, dias a serem lembrados soam-me amiúde muito semelhantes a dias dedicados às coisas inertes, sem vida, mortas, logo esquecidas. Creio também que, de uma certa maneira, enquanto precisarem disso, de um dia especial que lhes lembre e que lembre a outros que merecem mais do que têm, é inevitável uma espécie de impressão que vocês, mulheres, ainda estão verdadeiramente longe do respeito merecido que pedem para si e que este momento a elas dedicado corre o risco de ter gosto de favor, de caridade, de compensação ou de embromação.
    Tal e qual do verdadeiro homem, dia da verdadeira mulher são todos os dias. Assim, meus cumprimentos e o meu respeito por ontens, por todos os agoras e hojes e por amanhãs a todas aquelas que merecem, sem que eu lhes esteja a fazer favor algum. Pelo hoje específico, criado, uma saudação à Mulher porque assim se convencionou.

Ps. O este post só foi publicado hoje devido a problemas técnicos no dia de ontem.

Nenhum comentário: